ROMANOS 12. 1 – 21.
1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 - E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimente qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 
3 - Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4 - Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, 
5 - assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, 6- tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; 7 - se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; 8 - ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria. 
9 - O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. 
10- Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. 
11 - No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; 12 - regozije-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes; 13 - compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade;14 - abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. 
15 Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. 
16 - Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. 
17 - Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 
18 - se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 
19 - não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence à vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 
20 - Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
21 - Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.


Este Capítulo Fala sobre qual deve ser nossa conduta diante de algumas situações... Sei que este capítulo esta falando de outro contexto, e talvez alguns dentro de seus extensos conhecimentos teológicos podem não achá-lo adequado ao que estarei escrevendo a baixo, mas como foi ele que me saltou a mente enquanto pensava nisso, busquei usar justamente este, por falar de uma mudança de mentalidade, uma maneira diferente de pensar(agir e reagir), e não deixar-se moldado segundo a um sistema egoísta, medíocre e totalmente corrompido em todas as suas formas. 


“Hoje faz uma semana em que passei três horas com uma arma apontada para mim, essas foram as Três piores horas de minha vida até hoje, três homens que me abordam ao meio dia horário que saio para meu almoço, de garro andaram pelas ruas me aterrorizando falando coisas que muitas delas não me recordo, puxaram meu cabelo, e outras coisas que acredito não ser necessário colocar aqui... e depois de sacar meu dinheiro me liberaram”. 
Mas toda esta situação tem me ensinado muito... Naquele momento aterrorizante com uma arma apontada para mim, toda minha vida até aquele momento, passa como um filme em questão de segundos, difícil medir este tempo, Coisas boas e ruins. Acho que quem já passou por isso ou por algo semelhante sabe do que estou falando. 
Fiquei pensando nesta questão, quando ao chegar a minha casa bastante abalada me deparo com um amigo, e conto toda a situação a ele... Para minha surpresa ouço algo que acho que preferia não ter ouvido nada, às vezes em situação como esta... Não precisamos ouvir algo, apenas um colo, um abraço que possa nos dar um pouco de segurança naquele momento seria o suficiente, não é necessário palavras, principalmente quando estas palavras formam uma frase assim: “Essas coisas acontecem, normal, em todo lugar é assim”. 

Fiquei pensando no que este amigo me disse, não posso afirmar que este seja o caso dele, pois acredito não conhecer o coração dele só o Pai o sabe e conhece. Mas o que ele me fez ver o quanto temos estamos indiferente, insensíveis a algumas coisas que tem acontecido a nossa volta, até que aconteçam com agente ou a alguns familiares próximos. Isso é muito triste, parece que nossa sensibilidade a dor do outro aos poucos deixa de existir. Sei que o que me aconteceu não é nada comparado ao que acontece por ai, sei que situações irreversíveis, perdas irreparáveis, mortes de forma violenta a crianças e outros acontecem dia a dia, homens e mulheres de Deus têm sido perseguidos e mortos por uma causa... Sei disso. Não estou querendo chamar a atenção ao que me aconteceu, mas sim para percebermos o quanto temos sido moldados por este Século, vivemos em tempos em que a violência contra o ser humano passa a ser algo normal (Acontece com todo mundo, em todos os lugares), não podemos nos conformar com isso, acho que precisamos analisar nossa forma de ver algumas coisas, vimos dentro de um sistema, mas temos que nós lembrar todos os dias que não fazemos parte dele, não devemos ser moldados pelo que ele diz e sim pelo que o a Palavra do pai nos revela, Deus nós dá constantemente a oportunidade de nos manifestar como verdadeiros cidadãos e Filhos do seu Reino, e nós as deixamos passar. 
Fico pensando será que preciso mesmo viver a mesma dor do outro para daí entender o que ele esta sentindo, preciso sentir a necessidade de um abraço amigo, para entender o quanto isso é precioso, será que precisamos perder tudo ou parte do que consideramos importante, para entender que a única coisa de importante que existe são pessoas e não as coisas que possuímos... Qual é a Real importância de nossa vida, do que fazemos, de como nos comportamos, se ela estiver centrada apenas em nós, em nosso “afazer” tão importante para alcançar nossos objetivos?


PENSEMOS SERIAMENTE NISSO!